Desde a revelação do primeiro Range Rover em 1970, o veículo nunca deixou de evoluir. O SUV mais luxuoso do mundo exibe os mais altos níveis de sofisticação, inerente capacidade e inspiração de design, junto com os avanços tecnológicos que o distinguem. Vamos olhar para a história da série de SUVs de luxo conhecida como a família Range Rover.

Velar sketches  blue print

1969 - Protótipo Range Rover Velar

Para manter o protótipo do primeiro Range Rover um segredo muito bem guardado, os designers e engenheiros por trás desse veículo novo e revolucionário deram-lhe o nome “Velar”, derivado da palavra italiana "velare", que pode ser traduzida como “cobrir com um véu”. Os primeiros 26 protótipos inclusive vinham com um emblema com o mesmo nome para esconder sua identidade.

Os primeiros protótipos do Range Rover usavam a marca Velar para ocultar sua identidade

1970 - Primeiro Range Rover 3 Portas

Após os testes bem-sucedidos com o conceito Velar, o primeiro Range Rover foi revelado para o mundo. A recepção da crítica foi calorosa, graças à combinação rara de capacidade e design elegante. Ele foi o primeiro veículo a oferecer tração permanente nas 4 rodas e tampa do porta-malas dividida, além do capô tipo “clamshell” que envolve as laterais e da linha de cintura contínua

 

1981 - Range Rover 4 Portas

Depois de 11 anos no mercado, o Range Rover Classic foi lançado em versão de quatro portas, oferecendo mais opções para a base de fãs cada vez maior do veículo.

Esquerda Desde seu lançamento, o Range Rover foi reconhecido pelo luxo com atitude

Direita Com seu design diferenciado, o Range Rover é imediatamente reconhecível

1994 - Segunda Geração do Range Rover

Mais luxuosa que o seu antecessor, a segunda geração traz detalhes de design tais como a silhueta icônica e os inéditos faróis retangulares substituindo os faróis circulares. Esses detalhes passaram no teste do tempo e tornaram o veículo instantaneamente reconhecível até hoje.

 

2001 - Terceira Geração do Range Rover

Sempre evoluindo, o Range Rover foi o primeiro a trazer uma carroceria monobloco. A inspiração para o design da carroceria foi tirada do desenho afunilado das lanchas esportivas da marca Riva, enquanto os moitões do luxuoso iate inspiraram os acabamentos metálicos no interior do veículo.

Esquerda A segunda geração do Range Rover ganhou ainda mais luxo

Direita A inspiração para o design do veículo veio da lancha esportiva italiana da marca Riva

2004 - Range Stormer Concept

O carro-conceito Stormer ficaria famoso por mostrar o caminho que o design do Range Rover iria seguir no futuro, assim como a sua abordagem corajosa para a adoção de novas tecnologias embarcadas nos veículos.

 

2005 - Lançamento do Range Rover Sport

A introdução do primeiro SUV esportivo na família Range Rover mostrava o compromisso da Land Rover com a performance. As opções de motores incluíam um propulsor 4.2 litros a gasolina de alto desempenho. O Range Rover Sport também oferecia suspensão a ar com articulação cruzada, dando ao motorista opções de altura de rodagem para otimizar o conforto e a condução 4x4, tanto dentro quanto fora de estrada. A altura variável era uma das diversas inovações que refletiam o desempenho dinâmico na aparência do veículo.

Esquerda O veículo-conceito Stormer mostrou uma direção para o futuro do design do Range Rover

Direitav A chegada do Range Rover Sport oferecia mais desempenho

2008 - LRX Concept

Este conceito de veículo cross-coupé foi um passo ambicioso e progressivo da equipe de design da Land Rover. Focando em motoristas que raramente dirigem off-road, o conceito preservava a legendária capacidade da Land Rover, mas também abrigava um interior definido pela imprensa como “futurista".

O design do conceito LRX viria influenciar grandemente o design do Range Rover Evoque

2011 - Lançamento do Range Rover Evoque

Eleito “Carro do Ano” por diversas publicações, o Range Rover Evoque causou sensação logo que foi apresentado, no Salão de Paris de 2010. Muitos recursos vistos no conceito LRX foram incorporados no luxuoso cross-coupé, incluindo uma nova interpretação do design clássico Range Rover.

A chegada do Range Rover Evoque trouxe um design novo e ousado

2012 - Range Rover Quarta Geração

A quarta geração do Range Rover foi a primeira a oferecer uma carroceria totalmente de alumínio e tornou-se imediatamente reconhecível pela sua longa distância entre eixos e pelo teto flutuante. O veículo também apresentava a nova geração do sistema Terrain Response® da Land Rover. Esta tecnologia de condução embarcada seleciona automaticamente o melhor ajuste para o terreno.

 

2013 - Range Rover Híbrido

O primeiro Híbrido da família Range Rover não só trouxe menor consumo de combustível e menos emissões, mas preservou o mais importante: sua capacidade. Para provar isso, o veículo embarcou em uma jornada de 16.000 km de Solihull (Inglaterra) até Mumbai (Índia), através do Himalaia, um ambiente mais que ideal para um test-drive off-road.

Esquerda O primeiro Range Rover Híbrido reduziu emissões sem comprometer o desempenho

Range Rover System Features

Direita Recursos luxuosos esperados em todo Range Rover foram mantidos no Híbrido

2013 - Range Rover Sport Segunda Geração

Algumas ruas de Nova York foram temporariamente fechadas para que o ator Daniel Craig, o atual James Bond, revelasse o Range Rover Sport atualizado com um motor 3.0 L V6 mais eficiente, entre outros aprimoramentos.

Maior potência do motor foi um detalhe fundamental na segunda geração do Range Rover Sport

2015 - Lançamento do Range Rover Sport SVR

Projetado para ser um SUV de alta performance e máxima potência, o Range Rover Sport SVR foi o primeiro a ser produzido pela equipe da Divisão de Veículos Especiais. Sendo o mais rápido Range Rover de todos os tempos, o veículo oferece uma experiência de condução inesquecível. A potência do veículo é refletida em detalhes do design, como as ponteiras quádruplas do escapamento e o aerofólio traseiro exclusivo.

 

2015 - Range Rover SVAutobiography

Ponto máximo de refinamento e sofisticação, o Range Rover SVAutobiography redefiniu a experiência do Range Rover. A atenção aos detalhes se mostra nos acabamentos de alumínio escovado e nos assentos executivos da cabine. No exterior, uma paleta de cores exclusiva garantia aos motoristas o máximo em luxo traduzido no Range Rover. A versão SVAutobiography Dynamic foi lançada logo depois, trazendo um design diferenciado e um potente motor V8 para refletir potência e agilidade na postura do veículo.

Esquerda O Range Rover Sport SVR combina potência e desempenho para uma condução estimulante

Parked Range Rover In front of villa entrance gate

Direita Range Rover SVAutobiography, luxo e sofisticação no seu ponto mais alto

2015 - Range Rover Evoque Conversível

Primeiro Range Rover conversível da história, o Evoque Conversível combinou a renomada capacidade Land Rover com recursos atraentes tais como o teto retrátil, mantendo porém a robustez visual criada pelos designers da Land Rover. O resultado é que o primeiro SUV compacto premium do mundo é também o mais versátil SUV conversível 4x4 all-terrain.

Parked Range Rover on beach

O Range Rover Evoque Conversível foi o primeiro Range Rover do seu tipo

 

Do ultrassecreto conceito Velar até o primeiro Range Rover Evoque Conversível, a evolução da Range Rover é clara. Sem jamais comprometer a sua capacidade, o luxuoso SUV continua a definir as regras no design, na capacidade e no desempenho dos automóveis.

2017 - Apresentamos o Novo Range Rover Velar

Range Rover Velar On Showroom

Uma nova adição à família Range Rover é revelada. Com suas linhas limpas e atraentes e incorporando detalhes de design à frente de seu tempo, o Range Rover Velar promete oferecer um SUV com a mesma versatilidade à toda prova, o mesmo luxo e o mesmo requinte esperados em todos os nossos veículos.

2017 – PHEVs Range Rover e Range Rover Sport

Parked L405 Range Rover in house charging system

Os veículos elétricos-híbridos plug-in (PHEVs) receberam o emblema Range Rover pela primeira vez. Ambos ofereceram todo o luxo e os recursos que os clientes esperavam, além do benefício do funcionamento elétrico silencioso com zero emissões de escapamento. O Range Rover Sport Híbrido Plug-in tornou-se o primeiro veículo a subir a imponente escadaria com 45 graus e 999 degraus até o Portão do Céu na China.

2019 – Introdução da tecnologia híbrida leve

Range Rover Moving on the road

O Range Rover recebeu versão elétrica novamente, desta vez com a tecnologia híbrida leve, no Range Rover Sport HST. O novo motor Ingenium a gasolina de 400 cv combina equilíbrio e requinte com seis cilindros em linha à potência do veículo elétrico-híbrido leve (MHEV) para maior eficiência e performance. O modelo HST apresenta uma gama de melhorias de design exclusivas ao interior e exterior.

2020 – Range Rover Fifty LE para comemorar o aniversário

O Range Rover celebra seu meio século com a desejada edição especial “Fifty”, limitada a 1.970 unidades. Inspirado no luxuoso modelo Autobiography, ele apresenta detalhes exclusivos no interior e rodas de 22” personalizadas. Os clientes de Veículos Especiais da Land Rover podem até escolher uma das três cores de lançamento originais: Azul Tuscan, Dourado Bahama ou Branco Davos.

NOVO RANGE ROVER VELAR

DESCUBRA O RANGE ROVER AVANT-GARDE

Range Rover Velar S Model Presented During The Launch

NOSSO SUV MAIS À FRENTE DE SEU TEMPO... ATÉ HOJE

A filosofia de design do Range Rover Velar é irrepreensível. Proporções formidáveis, maçanetas retráteis e um aerofólio traseiro integrado atuam para melhorar a aerodinâmica. Recursos como a grade com estampagem criam um perfil frontal do veículo que impressiona com sua notória presença.

Center Console And Screen Of A Luxury Velar

ATRAENTE. REQUINTADO. CAPAZ.

Escolha um modelo e comece a criar o Range Rover Velar perfeito para você. Você pode admirar sua configuração de todos os ângulos e acessá-la a qualquer hora. Quando estiver pronto, você pode compartilhar a sua configuração com seus amigos ou com a sua concessionária Land Rover local.

Range Rover Velar on mountain road night view

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Para obter atualizações em primeira mão, clique no link abaixo.